quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Influência da Música da Literatura e do Filme na Sociedade.


Quando surgiu a publicação de livros impressos ou seja o avanço tecnológico, facilitou a propagação de ideias, porque antes os livros eram escritos a mão, a vida mudou . Poderíamos ter varias copias de um mesmo exemplar, nem toda sociedade teve acesso a materiais da época , na qual ficava restrita a uma camada social mais elevada.

Com passar dos tempos todas as camadas puderam ter contado com todo e qualquer tipo de informação. Inclusive eles foram usados para construir um movimento de propagar ideias contra o militarismo, a censura , ou seja, contra qualquer tipo de opressão com a sociedade.

Em 1968, tivemos essas manifestações muito nítidas com diversos cantores, diretores de cinema e escritores. Todos visavam a liberdade, não só de expressão. Mas de um governo que limitava todo e qualquer ato , exilando aqueles que eram contra qualquer pensamento estabelecido pelos militares. Foram feitas músicas, filmes e livros.

Glauber rocha que dirigiu o filme "Terra em Transe", premiado em Cannes , mostrava fielmente a situação que se encontrava o Brasil, com a sua miséria, a injustiça e a corrupção. Tudo isso foi intencional.

Quando assistiu o filme essa mesma realidade é a que vivemos hoje. Parece que tudo continuou o mesmo. Vivemos em uma sociedade que poucos falam, muitos ainda se calam e não lutam por seus direitos.
Ele acabou sendo exilado como Caetano Veloso e Gilberto Gil que também fizeram o slogan "É Proibido Proibir " e "Alegria, Alegria" virando um hino contra o governo militar.


A música chegava ate os estudantes e ao povo.. O cinema era uma forma de mostrar entre uma ficção uma realidade.

Hoje temos lutas, talvez mais fracas do que em 1968 mas lutamos e estudamos por um país melhor com menos desigualdades e impunidades, mas ainda encontramos um país corrupto uma universidade desvalorizada, miséria, má distribuição de renda, igual o melhor que 1968. Devemos seguir o exemplo dos estudantes do passado e lutar...

Postado por: Suenne Briggs

Nenhum comentário: